quarta-feira, 4 de março de 2009

Número 4 - Guache

Não, o trabalho não está de ponta cabeça! Se repararam no título, perceberão que há um sentido.
Realizado em 2005, com guache sobre papel paraná, o tema Número 4, que também deu o título à obra, encontra-se em tudo o que foi expresso: quatro cores de tinta, fundo separado em quatro partes, círculo dividido em quatro vermelhos e quatro pretos e, finalmente, uma figura - aparentemente de ponta cabeça - remetendo ao número. Detalhe: o sangue que escorre da figura feminina (a qual demonstra um rosto sem identidade, porém desesperado com um "grito mudo") representa quatro meses perdidos de uma nova vida demonstrada com as mãos sobre o ventre. A pele branca acaba dando uma maior ênfase à perda, que deixou a pessoa apática, "sem vida" pois, talvez, nada mais importe a ela.
Mas, qual seria o motivo da criação de um tema tão diferente dos que tenho apresentado até o momento? Na arte nem sempre escolhemos um tema único a seguir, nem escolhemos nossos pensamentos no momento em que a fazemos. Talvez isso tenha passado em minha mente por saber que seria um acontecimento muito triste e, assim, poder se referir a outras perdas que fazem nos sentir como se estivéssemos abortando uma vida que fez parte de nós, seja para as mulheres, seja para os homens. Na arte, metáforas fazem parte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo, extremamente sensível... Amei...

Ah, tenho uma proposta pra ti: comprei um anel de côco lá em Garopaba, e queria pedir a vc com para fazer um trabalho bem legal nele. Aí, vc posta como ele ficou aqui. Pode ser?

Vou ficar muito feliz de poder exibir o talento da minha MELHOR AMIGA todos os dias! E vou encher a boca pra dizer:"Foi minha AMIGONA que fez"

Bjs! E parabéns!