sábado, 28 de fevereiro de 2009

Nina Imponente - Calcogravura (água-forte)

Hoje há um tema novo: a gravura. Mais especificamente, a calcogravura ou gravura em metal, na qual utilizei uma chapa de cobre para a matriz.
No caso, a técnica utilizada foi a da água-forte, em que a imagem obtida na impressão é fixada sobre uma chapa metálica com a corrosão dos traços feitos pelo artista, provocada pelo ácido nítrico.
Após polida a chapa - seja ela de ferro, cobre, latão ou zinco - o processo começa com a utilização de um verniz de proteção para seu revestimento, seguido da incisão de um desenho com estilete ou outra ferramenta de ponta metálica; desta forma, o desenho aparece onde o verniz foi retirado, sem arranhar o metal, permitindo a ação do ácido, o qual forma os sulcos em que a tinta será colocada para impressão posterior.
Esta que apresento foi a primeira impressão de duas da série no mesmo tipo de papel - Canson 50% algodão - feita no segundo semestre de 2007. Este papel deu um toque especial à gravura, já considerada nobre.
Para ficar ainda melhor para o meu gosto, o tema escolhido foi a minha cachorra Nina, que se encontra sempre imponente, quando não está no momento de fazer suas brincadeiras.

Nenhum comentário: